segunda-feira, 24 de setembro de 2012

10 Livros Para Empresários Emergentes

Há algumas semanas um amigo meu me sugeriu preparar uma palestra, com o objetivo de compartilhar os conhecimentos que tenho adquirido em livros relacionados a negócios e empreendedorismo. Aproveitei para tentar aprender o Prezi e apresentei no último sábado. Aqui vai a minha dica de 10 livros para Empresários Emergentes*. Bom proveito!



Pai Rico, Pai Pobre. Essa pra mim é a pedra fundamental, é a pílula  vermelha do filme Matrix. O autor coloca em cheque o nosso modelo mental de "estude muito, faça faculdade, arrume um emprego, ganhe um bom salário" (o que o "Pai Pobre" dele, o biológico, o ensinou) e mostra que existe outro caminho, o de investir e fazer o dinheiro trabalhar pra você (o que o "Pai Rico", o pai de um grande amigo, o estimulou a aprender). De uma forma romanceada, Robert Kiyosaki vai nos apresentando conceitos básicos de Educação Financeira, como a diferenciação de Ativo e Passivo. Foi a partir desse livro que eu comecei a enxergar que existe outro caminho.
 

Wikinomics. Foi o livro que me motivou a escrever este blog. Trata de colaboração. Inverte a lógica de que a gente tem que proteger todas as informações. Don Tapscott mostra um pensamento "Ganha-Ganha" que faz com que a inteligência que está fora da empresa possa fazer parte da rede. Ele dá vários exemplos concretos, a começar com uma mineradora que estava à beira da falencia e que abriu todos os seus estudos na internet, agregando colaboradores das mais diversas especialidades, simplesmente usando o princípio "nos ajude a encontrar ouro, que você ganhará uma parte dos lucros". Fantástico.


Trabalhe 4 horas por semana. Esse foi indicação do amigo Bruno "Javaman" Souza. É um livro meio fantástico, de um cara cujo princípio é "pra que deixar para curtir a vida só na aposentadoria? crie um negócio que não dependa 100% da sua presença física e aproveite agora!". Timothy Ferriss mostra várias estratégias de como fazer isso (por exemplo, contratando secretárias na Índia, lendo e-mails apenas 1 vez por semana) e vai contando suas peripécias pela Argentina (onde virou campeão de Tango) ou pela China, onde virou campeão de Kickbox (usando uma estratégia de superemagrecimento antes da pesagem, readquirindo rapidamente antes da luta e ficando mais pesado que seus adversários). Causa ótimas reflexões, mas não deve ser lido ao pé-da-letra.

Quebra Tudo! Foi  Para Isso Que Eu Vim! E você? Comprei este livro num sebo dentro da Bienal, já na hora da saída. Não me arrependi. Ricardo Jordão é um provocador, tenta nos tirar da zona de conforto, nos fazendo pensar e agir diferente. O fundador da BizRevolution fala de Atitude! Ao invés de sair reclamando por aí a gente pode tomar o controle e nunca se conformar com o status quo. Ressalta a importância de Ser Recomendado pelos clientes aos seus amigos. De reunir uma equipe de profissionais que Discordem com Responsabilidade, ao invés de balançar a cabeça afirmativamente para qualquer coisa. O autor é polêmico, mas o livro cumpre seu propósito. Veja como ele responde a uma crítica da revista Você S/A, dizendo "Queime livros teóricos e abra empresas práticas!".

O Segredo de Luísa. Dei este livro de presente a um amigo que estava abrindo uma loja de artigos esportivos. Gosto da ideia de usar romance para explicar conceitos e é desta forma que Fernando Dolabela conta a história de uma dentista que tem o sonho de industrializar a goiabada artesanal produzida em sua cidade natal. O autor mostra que existe um longo caminho entre uma ideia e sua realização, ampliando nossa visão para os detalhes, sugerindo a simulação de cenários e ressaltando a importância dos mentores, pessoas mais experientes em quem podemos confiar para ajustar os rumos de um negócio emergente. Mesmo sendo questionável a necessidade da elaboração de um Plano de Negócios super-completo, não podemos negar o benefício de pensar nos detalhes e enxergar possíveis cenários.

Problemas? Oba! Gosto do jeito simples e direto que Roberto Shinyashiki usa para escrever. Este livro de leitura rápida nos mostra como um profissional pode rever seus conceitos e reorientar sua carreira para ser um resolvedor de problemas. Ficar rico ajudando pessoas. É uma questão de iniciativa e comprometimento. De chamar a responsabilidade para si. Dicas interessantes, principalmente na escolha de sócios e na montagem de equipes. Se o candidato se esquiva ao menor aparecimento de problemas, fuja dele! Busque se juntar àqueles que chamam a bola pra si e dizem, "deixa comigo". Essa foi a maior mensagem que tirei desse livro.


O Livro Negro do Empreendedor. Adorei esse livro, pois o autor Fernando Trias de Bes sai da mesmice de mostrar casos de sucesso e vai direto ao ponto, elencando 14 Fatores Críticos de Fracasso que podem levar um negócio à falência. A gente aprende muito com os erros de outros, podendo evita-los mais facilmente. Todas as dicas são extremamente válidas, mas pra mim foram mais marcantes a escolha de sócios e funcionários a partir da motivação correta. Ser transparente com os sócios e deixar bem claras as condições de entrada e saída, desde o início. E também criar um negócio que gere fluxo de caixa positivo o mais rápido possível. O melhor investimento que pode ser feito é na própria empresa. Também gostei bastante do alerta que fala da interferência da vida empresarial na familiar, e vice-versa. Livro obrigatório. Veja esta resenha para saber um pouco mais.


Nunca Procure Emprego. Como diz o prefácio, o livro é um tapa na cara. Com uma linguagem irreverente e bem-humorada, o jovem empreendedor Scott Gerber compartilha sua experiencia criando - e fechando - vários negócios. Percebi influencias dos 3 primeiros livros que citei, então as ideias dele não me pareceram todas inéditas. Nem por isso o livro perde a graça, pois a forma de escrita faz ele valer a pena. A principal mensagem pra mim foi "começe pequeno (e se comporte como uma empresa pequena, mas pareça maior do que é), pense grande e cresça rápido". Mais um livro provocante. Se você está P. da vida com sua empresa e/ou chefe, cuidado pra não se arrepender com o que vai fazer depois da leitura. 

Transformando Sour em Ouro. Bernardinho dispensa apresentações. Os resultados das equipes que treina falam por si. Por esta razão eu me interessei em saber um pouco mais sobre ele. Percebi que o trabalho árduo, a disciplina e a atenção os fundamentos básicos estão nos pilares da sua filosofia. O trabalho vem antes do talento, então nada de jogar confetes nas estrelas. De que adianta um excelente atacante se o levantador não colocar a bola "na sua mão"? E o passador, não seria tão importante quanto os demais? Este é um livro sobre liderança e trabalho em equipe, mas de quebra revela detalhes interessantes dos bastidores das seleções feminina e masculina de volei, uma ótima leitura para amantes do esporte e de empresas.

A Arte do Começo. Ainda estou lendo este livro de Gui Kawasaki, mas já passei o olho em alguns resumos e assisti a um ótimo vídeo de uma das suas palestras. São dicas simples e objetivas, nos fazendo focar no que realmente é importante. Criar um mantra (ao invés de gastar tempo escrevendo uma  missão quilométrica que absolutamente ninguém na empresa é capaz de reproduzir), focar em um nicHo específico (não dá para atirar para todos os lados), contratar pessoas apaixonadas pelo que você faz, dentre outras. Começar certo, com o pé-direito, aprendendo com a experiencia e com os erros dos outros pode nos poupar tempo e dinheiro, além de aumentar nossas horas de sono.


* Observe que eu não disse "Os 10 melhores livros" nem "Os livros indispensáveis", por que certamente existe muitos outros que não citei. Apesar disso, não é uma escolha aleatória, pois a leitura de cada um deles fixou alguns conceitos que estão me ajudando na empreitada empreendedorística que estou vivendo, mas que é assunto para outro post.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Bazedral Reloaded!

O Bazedral está sendo adaptado. Chega de focar em Colaboração. Quero falar de Empreendedorismo, compartilhar meu aprendizado, dar dicas para quem está começando seu próprio negócio. Voltarei em breve.