segunda-feira, 6 de maio de 2013

Resenha: O X da Questão

Uma Mina de Ouro Chamada Brasil


A primeira vez que ouvi falar de Eike Batista foi naquele episódio da coleira usada por sua então esposa, Luma de Oliveira, no Carnaval de 1998. Não tinha ideia de quem ele era até assistir por acaso, e vários anos depois, um trecho de uma entrevista sua na TV (não lembro o canal nem o nome do programa). Me interessei em conhecer mais sua história até que resolvi ler seu livro.



Após morar na Europa, aos vinte e poucos anos volta para o Brasil e resolve entrar na "corrida do ouro" (esse pequeno video resume sua trajetória). Desbravou o interior do nosso país construindo minas em lugares inóspitos, muitas vezes até sem energia elétrica. A mineração fez ele ganhar seu primeiro bilhão, mas o cara usou seu conhecimento de negócios e experiencia logística para fundar o grupo EBX e competir com gigantes (como a Petrobras, por exemplo) em áreas como petróleo, energia, logística, mineração e indústria naval.



A principal mensagem que tirei do livro é que vale a pena investir no Brasil. Por ser um pais jovem, é cheio de problemas, mas também repleto de oportunidades. Com uma abordagem holística sobre negócios, a Visão 360 Graus, é possível estar atento e atuante aos mais diferentes aspectos de um empreendimento, minimizando riscos e aumentando as chances de sucesso. É arregaçar as mangas, cerca-se de uma equipe excelente e mãos à obra!




5 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo post, me chamou atenção pq quando ouvi falar em Eike Batista, também me interessei em conhecer um pouco mais a sua história.
Abraço Serge

Anônimo disse...

E vale muito a pena investir no Brasil (ponto mais importante).

Rafael disse...

Serge, você já leu algum dos livros do Ricardo Semler? É bem interessante comparar o perfil dos dois, pois eles têm abordagem bem diferentes sob alguns aspectos e bem parecidas sobre outros.

Rafael disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Já li Virando a Própria Mesa, mas há muuuuito tempo.... Qual outro sugere?