segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

E esse tal de Software Livre?

Software Livre, na definição do Wikipedia, é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição. A maioria dos softwares livres é distribuída através de uma licença, como a mais conhecida GNU GPL.

Algumas das características marcantes do desenvolvimento do SL envolvem: Desenvolvimento descentralizado via internet - apoiado por ferramentas de comunicação e colaboração; Interesse pessoal do autor - por também ser usuário do software tem, portanto, motivação pessoal na sua criação e manutenção, apoiando seus usuários e fazendo esse grupo crescer; Usuários participantes - é comum que os usuários finais se comuniquem com alguma regularidade, entre si e com os desenvolvedores, comunicando problemas e trocando experiências; Liberdade de escolha - os desenvolvedores podem escolher o trabalho que desejam realizar.

Agora pense na sua empresa. Não seria bom trabalhar em projetos com essas características? Mas no mundo real nem sempre é possível. Você às vezes é obrigado a trabalhar usando tecnologia ultrapassada, num sistema que não gosta, com ferramentas inadequadas, em atividades que não escolheu e com prazos que não assumiu. E, pior ainda, aturando um chefe "mala" ultrapassado tecnicamente e sem a menor habilidade gerencial. Vai falar pra ele que quer desenvolver colaborativamente, usando termos bonitos como Open Source, Meritocracia e Wiki. No mínimo você vai ouvir: "Ô meu filho, deixa de gracinha e vai trabalhar, vai!".

Segundo Raymond, "um coordenador ou líder de um projeto no estilo Bazar deve ter boa habilidade de comunicação e relacionamento. Isto deve parecer óbvio. Para construir uma comunidade de desenvolvimento, você precisa atrair pessoas, fazer com que se interessem no que você está fazendo, e mantê-las alegres sobre a quantidade de trabalho que estão fazendo. O entusiasmo técnico constitui uma boa parte para atingir isto, mas está longe de ser toda história. A personalidade que você projeta também importa. Não é uma coincidência que Linus é um rapaz gentil que faz com que as pessoas gostem dele e que o ajudem. Não é uma coincidência que eu seja um enérgico extrovertido que gosta de trabalhar com pessoas e tenha um pouco de porte e instinto de um cômico. Para fazer o modelo Bazar funcionar, isto ajuda enormemente se você tem pelo menos um pouco de habilidade para encantar as pessoas". E ele diz ainda: "Eu penso que não é crítico que o coordenador seja capaz de originar projetos de excepcional brilho, mas é absolutamente crítico que o coordenador seja capaz de reconhecer boas idéias de projetos de outras pessoas."

Portanto, se você é diretor ou gerente de uma empresa, minhas sugestões são: Participe de alguma comunidade ou projeto de código aberto, pois você vai começar a entender a dinâmica da coisa; Escolha melhor seus líderes e discuta com eles as formas de trabalhar colaborativamente; Estimule a colaboração nas pequenas coisas, seja parar o que está fazendo para auxiliar um colega, registrar num Wiki ou blog interno a solução para um problema que você enfrentou ou desenvolver um código/componentes sempre pensando em reutilização; Estude continuamente, pois as coisas mudam rápido.

Finalizo com uma dica de leitura: Producing Open Source Software - How to Run a Successful Free Sofware Project, de Karl Fogel. É um livro sobre o lado humano do desenvolvimento Open Source, que descreve como projetos bem sucedidos operam, a expectativa dos usuários e desenvolvedores e a cultura do software livre. O livro é distribuído usando o Open Copyright e você pode baixar o PDF.

Até a próxima!

Nenhum comentário: