A parti daí começaram as palestras. Vou tentar ressaltar os assuntos que mais me chamaram atenção. Mario Fioretti, da Whirlpool, nos mostrou um pouco sobre a empresa privada que é lider em deposito de patentes no Brasil. A inovação para eles suporta um dos pilares do Planejamento Estratégico. Uma equipe de 5 pessoas faz parte do time de inovação, com o papel de fomentar a cultura e cuidar do processo, atuando como facilitadores nos projetos. O processo interno deles é conhecido com "Duplo Diamante" e envolve Foco, Descoberta, Desenvolvimento de Oportunidades, Checagem ("let's check!") e Execução. Gostei bastante da abordagem que foi responsável, por exemplo, pela criação de uma lavadora de roupas que tem apenas um único botão e é a mais rápida do mercado (eles focaram em desenvolver uma bomba d'água mais veloz). Dona de marcas consagradas como Brastemp e Consul, inovar constantemente é fundamental para que eles permaneçam entre os tops deste negócio tão competitivo.
André Serpa, Regional Enterprise Sales Lead da Google Brazil nos mostrou que a forma que trabalhamos mudou radicalmente nos últimos 3 anos. A Google aposta na internet e na computação em nuvem, com várias soluções gratuitas ou de baixo custo, que servem de empresas individuais até as grandes. O Google Apps agrega vária dessas soluções. Ficou claro que a Google Brazil precisa investir em marketing para se tornarem mais conhecidos. Eu realmente acredito nessa tendencia que pode economizar muito esforço, tempo e custo, principalmente das pequenas e médias empresas. Assim, elas se preocupam menos com TI e podem investir mais em seu Core Business e como criar e manter uma cultura de inovação.
Antes do almoço, a Syngenta nos deixou bastante preocupados com cenário do alimento no mundo, mostrando o descompasso que existe entre produção e consumo. A inovação nessa área é um grande desafio, pois envolve produzir mais alimentos em cada vez menos recursos naturais (no planeta vai faltar cada vez mais água!). Pesquisa e Desenvolvimento na área agro-pecuária custa caro e leva tempo. Preocupado, tomei suco e comi muita salada.
Durante a tarde tivemos a Embraco, empresa do grupo Whirpool especialista em compressores de alta eficiência Eles ressaltaram a importância que desenvolver pessoas, além de ciencia e tecnologia, representam para a inovação. Destacaram a forte concorrência que vem da China. Se não dá para competir com eles pelos custos reduzidos de produção, não há outra alternativa além de inovar para continuar sendo o número 1.
A IBM esteve mais uma vez presente mostrando as tendencias na tecnologia para os próximos anos. Social, Big Data, Computação em Nuvem e Mobilidade são as 4 tendencias principais. A palestra foi bem abrangente, foi difícil fazer anotações. Interessante que eles destacaram um produto deles mesmos, o IBM Watson, o supercomputador que pretende encontrar resposta para qualquer pergunta usando inteligencia artificial. Me pareceu meio uma jogada de marketing, de jogar confete em si próprios. Os interessados nas tendencias para o futuro podem dar uma olhada nesta matéria da Humantech, O estudo completo pode ser encontrado nesse link.
A Suvinil é o único produto da BASF focado diretamente no consumidor. Eles tem vários programas interessantes, como o Premio Suvinil Inovação e o Innovation Day. Eles vem ganhando sucessivos premios de empresas inovadoras. Envolvendo 1. Processo de Geração de Ideias; 2. Triagem de Ideias / Priorização; 3. Feirão de Ideias; 4. Testes com Consumidor; 5. Pipeline e Funil da Inovação. Fiquei curioso em conhecer melhor suas prática e processos, pois parecem muito bem estruturados.
A melhor apresentação do dia, na minha opinião, foi feita por Ivan Passos, o Itaú Unibanco. Usando princípios de Design Thinking ele mostrou como a divisão de inovaçaõ e educação financeira do banco vem se estruturando para lançar produtos novos sempre com o foco na experiencia dos seus usuários (UX). Vindo da área de software, tendo morado alguns anos no Vale do Silício, é clara a afinidade de Ivan com Desenvolvimento Ágil e Lean Startup. Eles tem feitos ciclos semestrais de palestras estilo TED Talks, no evento Insights. Também tem conversas quinzenais com convidados, sobre temas ligados a inovação. Tem também o Challenge, um processo de inovação que permite o desenvolvimento de projetos com equipes multifuncionais, inclusive com premios para seus autores/participantes. Passos destacou a fundamental importância do patrocínio da alta direção, cujo investimento em inovaçaõ já se pagou (a partir do 3o ano). Fique tão interessado que anotei pouco durante a palestra, mas se pudesse escolher uma das empresas deste primeiro dia para visitar, seria o Itau. O video abaixo é fruto de um dos projetos do Challenge e está diponível no canal Itaú Invista do YouTube. Uma forma muito inovadora de ensinar sobre o quanto devemos poupar para ter um futuro confortável.
Para terminar o dia, Daniela Grelin, Gerente de Comunicação Corporativa da DOW Brasil nos mostrou como inserir uma cultura inovadora e ressaltar o papel da liderança no processo. Numa empresa onde 30% das vendas são de produtos introduzidos nos últimos 5 anos, podemos ter uma ideia do quanto a inovação é fundamental. Me chamou atenção que, diferente das demais, na DOW não existe um departamento ou um grupo de pessoas que tratam apenas de inovação. Segundo ela, "a inovação é um esforço, não um departamento". Eles tem o innovation@dow Challenge e o Innovation Award, iniciativas que envolvem inclusive jurados externos, mas que partem de um desafio proposto (segundo eles, isso aumenta o engajamento das pessoas). Chegar no nível da DOW leva algum tempo, isso ficou bem claro. É melhor começar logo...
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